Esperar computador ligar é um verdadeiro tédio. Sem contar que depois de ligado ele continua lento e a produtividade vai lá pra baixo.


Para entender o que é o SSD (Solid State Drive), precisamos entender primeiro o que é o famoso HD, que na verdade é HDD (Hard Disk Drive).

 

O HD é a peça responsável pelo armazenamento dos arquivos, programas e sistema operacional (geralmente Windows). Ele funciona como uma vitrola, mas como muitos já não sabe o que é uma vitrola, vamos explicar.


O HD é composto de um ou mais discos metálicos, que giram impulsionados por um motor elétrico. Uma agulha magnética flutua sobre o disco, lendo e gravando os dados. Esse motor que faz o disco girar “cansa” com o tempo e passa a girar mais lentamente, chegando até a parar ou ainda as agulhas podem riscar a superfície dos discos, fazendo com que os dados fiquem ilegíveis, por isso o HD apresenta tantos problemas, é uma peça mecânica, que pode tanto perder performance, como parar definitivamente e acarretar na perda de dados.


Quem já passou por uma quebra de HD sabe como isso pode ser traumático...


O SSD chegou para mudar esse cenário definitivamente! Não tem discos e nem agulhas, são chips de memória como um pendrive, porém com alta capacidade. Agora os dados são gravados e lidos eletronicamente, como não precisam esperar o movimento de disco e agulha, esses processos são feitos com muito mais agilidade do que são feitas no HD, sem contar que o problema da perda de performance do motor dos discos também não existe mais.

 

Por esse motivo celulares e tablets ligam rapidamente. Eles não usam HD e sim um chip de memória onde se armazenam o sistema operacional (IOS, Android, Windows) e todos os outros aplicativos. Agora essa tecnologia está disponível e bastante acessível aos computadores.

 

Se você tem um bom computador, mas acredita que sua performance está fora do desejável, é possível que seu HD seja o vilão neste caso. A substituição por um SSD além de melhorar consideravelmente a performance, também traz a confiança que uma pane está mais longe.