Depende. A nuvem é uma tendência sim, mas não é unanimidade.


Algumas soluções, como hospedagem de e-mails, sites e sistemas Web com certeza são soluções de nuvem para qualquer cenário, porém outras soluções devem ser estudadas.

 

Não vamos nos esquecer que soluções em nuvem são dependentes de internet, sem depreciar ninguém, sabemos que infelizmente a internet no Brasil ainda é bem instável e cara. Para ter um link de internet realmente confiável ainda se paga muito caro. Comparando um excelente link de internet, que teria cerca de 100MB, não dá para comparar com a velocidade da rede interna, hoje na maioria das vezes em 1000MB.

 

Sendo assim, se sua empresa trabalha centralizada, com a equipe dentro do escritório e com poucos acessos externos, uma solução de sistemas de gestão ou armazenamento de arquivos podem ser melhor aproveitadas em um servidor interno.


Soluções como hospedagem de site e e-mail, que é totalmente dependente da internet, mesmo para empresas que trabalham de forma centralizada, a solução em nuvem é indicada, assim não demanda investimentos em infraestrutura interna, para um serviço que só trabalha se estiver conectado.

Outra solução válida para qualquer cenário é o backup em nuvem, já que garante uma cópia dos dados armazenada fora da empresa, em um local seguro.

 

Já para empresas descentralizadas, com várias filiais e representantes externos, deve considerar a adoção da nuvem para todo tipo de solução.


Se existir equipes trabalhando em diversos locais, a transmissão de dados é inevitável. Sendo assim, somente a infraestrutura de um datacenter pode garantir a conectividade entre todas as unidades e usuários remotos.


Por questões de disponibilidade de bons links de internet, nobreaks e geradores de energia elétrica, sistemas de redundância entre servidores, sistemas de segurança e firewall e outras garantias, fica inviável investir com este objetivo dentro de uma empresa de pequeno ou médio porte.

 

Estamos caminhando para uma inevitável adoção de soluções em nuvem, mas cada caso é um caso e deve ser bem estudado.


Soluções de tecnologia dentro da rede interna ainda são necessárias para diversas aplicações, consulte sempre um especialista, conte com a CPMicro!